sábado, 6 de outubro de 2012

Técnica Cloze


Uma das participantes do curso fez uma pergunta muito comum à Pamela: Por que as crianças podem ler algumas vezes e depois não conseguem?
Pamela respondeu que eles realmente não leram,o “chute” é que foi bom!
Se na frase aquela palavra "escolhida" faz sentido, eles vão dizer a palavra sem lê-la, acertam, mas não que elas tenham lido a palavra. Ela ressaltou que existem testes de leitura que medem justamente isso. O Cloze test, por exemplo, há a sentença e um espaço em branco para colocar a palavra que completaria a frase, dando-lhe um sentido. Sabe-se que podem “chutar” a palavra mesmo que não estejam vendo a palavra. E isso é o que a maioria das vezes os disléxicos fazem, apenas arriscam falar a palavra que caberia naquela frase.
Pamela mencionou sobre o teste Cloze, mas para quem não tem conhecimento sobre ele, ele serve para avaliar o nível funcional da compreensão da leitura, com um instrumento específico surgido do próprio texto (Condemarin et al, 1994).
No início da clínica psicopedagógica eu apliquei muito a técnica Cloze, porque esta técnica favorecia a atenção, facilitava a compreensão da leitura, evitava o risco da adivinhação, aumentava a motivação pela leitura devido aos elementos lúdicos e desafiadores que esta técnica possui. Esta técnica também desenvolvia habilidades tais como: vocabulário, expressão oral, julgamento,apreciação, pensamento lógico, memorização e outros. 
As fichas de compreensão iniciavam com um texto curto, em seguida apresentavam atividades diferenciadas e bastante variadas e por último o mesmo texto aparecia com as lacunas para serem preenchidas.
Exemplo: Ficha nº 13:
Que Lugar é Este?

Adivinhe em que lugar acontece tudo isto:
Há gelo e neve aos montes. Faz muito frio. No inverno, o mar fica congelado. No verão, o gelo do mar derrete e se formam blocos.
Nessa região vivem pinguins e focas.
No inverno, as noites são muito longas e há grandes tempestade de vento e neve.
Pouquíssimas pessoas vivem nessa parte do mundo.
(61 palavras)
Atividades:
1. Escreva o nome do lugar descrito:
2. Forme uma oração com as palavras: tempestade - derreter
3. Selecione o animal que vive na selva (S) e (P) se for do pólo
4. Responda: 
a) De que você gosta mais: do frio ou do calor. Por
que? b) Por que há poucos habitantes nessa parte do mundo? c) Faça uma lista das roupas que você teria de usar se fosse morar no pólo. 
5. Palavras cruzadas (4 desenhos)           
6. Desenhe coisas frias e coisas quentes

Complete o texto:
Adivinhe em que lugar acontece tudo isto:
Há gelo e ________ aos montes. Faz muito frio. No _______, o mar fica congelado. _______ pinguins e focas.
No ________, as noites são muito ________ e há grandes tempestade de ______ e neve.
Pouquíssimas pessoas vivem nessa parte do mundo.
Omissões: 9
Número de respostas corretas: ________
% de respostas corretas: ____________


Fonte: Alliende, F.; Condemarin, M.; Chadwick, M.; Milicic, N. (1992) Compreensión de la lectura 1: Fichas para el desarollo de la compreensión de la lectura, destinadas a ninos de 7 a 9 anos. (Jonas Pereira dos Santos. Trad.) Campinas. São Paulo: Editorial André Bellos.

Naquela época observei muitos avanços nas crianças que apresentavam dificuldade de aprendizagem e se beneficiavam também quando aplicava essa técnica. Complementava com outras atividades como por exemplo, imitar corporalmente os animais, a tempestade e o gelo derretendo; desenhava animais em lâminas de diferentes texturas e oferecia para realizar alinhavo, recorte, quebra-cabeças; realizava jogos de classificação com os animais com mudanças de critérios e muitas outras. Os textos e as atividades oferecidas nesse material  proporcionava criar outras atividades variadas.

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