sábado, 13 de outubro de 2012

Instrumentos de avaliação do método Panlexia Plus

      O método da Pamela Kvilekval, em 2004 quando ela esteve a primeira vez no Brasil, chamava-se Panlexia, ela tinha como parceria Mônica Luczinsky, a qual traduziu pela primeira vez todo o seu método para o Português e por situações particulares desfizeram a parceria e Pamela recebeu o apoio da pedagoga Maria Cristina Bromberg, a qual atualizou o método e foi renomeado para Panlexia Plus. Ambos apresentavam as mesmas características, contendo as listas de palavras, frases, histórias e a lista do Jogo de Troca de Letras, porém agora o material foi revisado e editado pela Editora Íthala. A orientação dada pelo Instituto da Pamela, aqui no Brasil, é que este material só pode ser adquirido após apresentação do certificado de formação do método, garantindo assim a qualidade de sua aplicação. O método também traz três instrumentos avaliativos que servem de parâmetro para sabermos como está o nível de aquisição da leitura e escrita do indivíduo que apresenta dificuldades nesta área. São eles:
     O Diagnostico Lingüístico que é para ser aplicado à partir dos 7 anos, consiste em analisar a leitura por meio de letras isoladas, silabas e palavras, as quais, segundo a Pamela, são muito difíceis para os disléxicos lerem. O ditado é de sete frases simples, onde a criança deverá repetir cada frase ouvida antes de escrevê-la. 
     O Teste Fonológico pode ser aplicado à partir dos 5 anos, consiste em identificar o número de sons ouvidos e associá-los às cores dos cubos (blocos coloridos confeccionados em madeira). Este é tabulado e sugere uma idade fonológica variando entre 5 a 12 anos em diante.
     No Screening de Leitura a criança terá de ler o mais rápido possível quatro colunas de palavras. A primeira inicia com letras isoladas, depois palavras simples, palavras com encontros consonantais e dígrafos e na última coluna constam as palavras mais complexas apresentando maiores dificuldades ortográficas, palavras mais elaboradas. 
     Esta bateria de testes é aplicada no início do atendimento. 
    Após vinte e cinco sessões eu comecei a reaplicar esses instrumentos nas crianças atendidas na clínica, a fim de pesquisar verificar o andamento do processo. Foi quando me surpreendi ao perceber que havia clientes que chegavam a melhorar até 75% do que demonstravam antes de receber o atendimento. Realmente, o método dava resultado.

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