segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O processo da leitura

    Shaywitz (2006) conceitua o processo de leitura em decodificação - reconhecimento imediato das palavras e na compreensão e significado destas palavras. 
       Vellutino et al, 2004 acreditam que a leitura depende da criança entender a convenção da escrita. 
      Na aquisição da leitura pode-se referenciar duas teorias: Dentre outros autores, destaca-se Smith (1988) e Goodman (1989) que são adeptos às teorias whole-language approaches (ler através das informações do contexto). Para estes teóricos a criança aprende a ler pelos constantes contatos e na diversidade de tipos de leitura. Segundo esta linha, a criança consegue ler ao estabelecer a relação da palavra com o léxico mental (parte do cérebro que armazena expressões prontas, frases fixas e semi-fixas, palavras isoladas que são utilizadas com maior frequência em nossa língua) buscando sua forma correspondente na sua memória. 
     E a "code-oriented" que é a de identificar palavras isoladas. Vellutino (1991) defende o processo das partes ao todo; a criança lê palavras isoladas, não considerando o processo de compreensão. Se faz necessário decodificar as palavras novas, quando uma palavra não pode ser identificada por associação direta (léxico mental), portanto a aprendizagem da leitura ocorre em um processo botton-up, onde se lê palavras sem preocupar-se com o contexto.
       

Nenhum comentário: